quinta-feira, 5 de julho de 2012

Análise de Imagens no Ensino de História
As imagens podem ser instrumentos de estudo que ajudam no entendimento de fatos históricos tidos como verdades durante muito tempo. O estudo de imagem proporciona  a desconstrução e  reconstrução de fatos partindo do conhecimento de mundo do aluno e possibilitando a construção de novos conceitos.

Análise de vídeos ou filmes

A televisão tem papel importante na transmissão de ideologias, pensamentos e atitudes” e é responsável pelas mudanças de atitudes e tem um grande alcance entre os jovens. E ela é muito mais que um espelho, é saber, possibilita estudar e interpretar a realidade de muitos ângulos. O uso do vídeo digital permite uma linguagem que os meios interativos estão usando, a mesma linguagem utilizada na tv digital. Permite interagir com conteúdos relacionando o conteúdo exibido ou analisado no vídeo com sua realidade, ou seja, o lançar de diferentes olhares sobre algo, temática, ou até mesmo época em se tratando da disciplina história.


ALGUMAS SUGESTÕES DE FILMES PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Título do Filme
Direção
Conteúdo
Tempos Modernos
Charles Chaplin
Revolução Industrial
O Que é isso Companheiro
Bruno Barreto
Ditadura Militar
Canudos
Sergio Resende
República Velha
Odisséia
Andrei Koncharlovsky
O mundo Grego
Espartacus
Stanley kubick
As revoltas Escravas em Roma
Napoleão
Abel Gance
Revolução Francesa
A Lista de Schindler
Steven Spielberg
Segunda Guerra Mundial
Olga
Jaime Monjardim
Primeira Guerra Mundial até o início da Guerra Fria

Um comentário:

  1. Excelentes sugestões.Já apresentei alguns desses filmes aos meus alunos, trabalhamos com os mesmos fazendo relatórios/resenhas.É muito legal quando o professor e seus alunos interagem e buscam um mesmo objetivo:o do ensino-aprendizagem.
    Bjos,Ju.

    ResponderExcluir