Análise de Imagens no Ensino de História
As imagens podem ser instrumentos de estudo que ajudam no entendimento de fatos históricos tidos como verdades durante muito tempo. O estudo de imagem proporciona a desconstrução e reconstrução de fatos partindo do conhecimento de mundo do aluno e possibilitando a construção de novos conceitos.
Análise de vídeos ou filmes
A televisão tem papel importante na transmissão de ideologias, pensamentos e atitudes” e é responsável pelas mudanças de atitudes e tem um grande alcance entre os jovens. E ela é muito mais que um espelho, é saber, possibilita estudar e interpretar a realidade de muitos ângulos. O uso do vídeo digital permite uma linguagem que os meios interativos estão usando, a mesma linguagem utilizada na tv digital. Permite interagir com conteúdos relacionando o conteúdo exibido ou analisado no vídeo com sua realidade, ou seja, o lançar de diferentes olhares sobre algo, temática, ou até mesmo época em se tratando da disciplina história.
ALGUMAS SUGESTÕES DE FILMES PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
ALGUMAS SUGESTÕES DE FILMES PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Título do Filme
|
Direção
|
Conteúdo
|
Tempos Modernos
|
Charles Chaplin
|
Revolução Industrial
|
O Que é isso Companheiro
|
Bruno Barreto
|
Ditadura Militar
|
Canudos
|
Sergio Resende
|
República Velha
|
Odisséia
|
Andrei Koncharlovsky
|
O mundo Grego
|
Espartacus
|
Stanley kubick
|
As revoltas Escravas em Roma
|
Napoleão
|
Abel Gance
|
Revolução Francesa
|
A Lista de Schindler
|
Steven Spielberg
|
Segunda Guerra Mundial
|
Olga
|
Jaime Monjardim
|
Primeira Guerra Mundial até o início da Guerra Fria
|
Excelentes sugestões.Já apresentei alguns desses filmes aos meus alunos, trabalhamos com os mesmos fazendo relatórios/resenhas.É muito legal quando o professor e seus alunos interagem e buscam um mesmo objetivo:o do ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirBjos,Ju.