domingo, 24 de junho de 2012

Gostei   muito deste artigo que achei na internet e fiz um recorte das partes que achei mais interessantes.



Os jornais, tanto os impressos quanto os digitais, constituem um instrumento de fácil acesso, atraente, de grande atualidade e com uma cobertura rica de assuntos atuais. O professor tem nos jornais um meio para vitalizar os conteúdos escolares relevantes, pois o ato de ler continuará sendo um meio de apropriação de conhecimentos e ampliação de horizontes.

Ferreira (2008) critica a forma como os jornais são trabalhados por alguns professores, porque os trabalhos realizados pelos alunos envolvendo pesquisas em jornais constituem atividades mecânicas, quando os alunos recortam textos, gravuras, espalham na cartolina e colam. As informações selecionadas, em sua grande maioria, não são lidas pelos alunos, não são comentados pelos professores, nem com os outros alunos da sala para gerar uma discussão prévia para introduzir um conteúdo escolar.

Fica evidente que a leitura, o entendimento e compreensão dos textos selecionados não fazem parte das práticas educativas de muitos professores, apesar de reconhecerem no jornal uma fonte rica de informação.



Recorte do Artigo USO DO JORNAL IMPRESSO E DIGITAL EM SALA DE AULA:

Possibilidades de um Ensino Crítico

Elaine Cristina Anhussi

Acesso em: http://www.conexaofaisafaciluz.com/revista/pedagogia5.pdf


A leitura é o alimento da alma

Leitura é o alimento da alma
Foto: Juliana Loureiro

Um comentário:

  1. Bem sugestivo esse titulo , através da leitura podemos revigorar as nossas idéias e viajar infinitamente pela nossa imaginação.

    ResponderExcluir